Blogs e Colunas

Quem é você quando ninguém está olhando?

20 de Dezembro de 2017 às 08h35

Werlany Maciel (@werlany_maciel

ver todas as postagens »

#OLivroDosEspiritos #Allankardec
629. Que definição se pode dar à moral?
— A moral e a regra da boa conduta e, portanto, da distinção entre o bem e o mal. Funda-se na observação da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo tendo em vista o bem e para o bem de todos, porque então observa a lei de Deus.
630. Como se pode distinguir o bem do mal?
— O bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus, e o mal é tudo o que dela se afasta. Assim, fazer o bem é se conformar à lei de Deus;.fazer o mal é infringir essa lei.
631. O homem tem meios para distinguir por si mesmo o bem e o mal?
— Sim, quando ele crê em Deus e quando o quer saber. Deus lhe deu a inteligência para discernir um e outro.
632. O homem, que é sujeito a errar, não pode enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que faz o bem quando em realidade está fazendo o mal?
—Jesus vos disse: vede o que quereríeis que vos fizessem ou não; tudo se resume nisso. Assim não vos encanareis.

VEDE O QUE QUERES QUE VOS FAÇAM
Não adianta você fazer pose, passar uma imagem de boa pessoa e por trás fazer o oposto. Sabemos que Jesus recriminava seriamente a hipocrisia e ainda hoje temos pessoas que posam de 'santo' para a sociedade e age de forma contrária quando não há quem as julgue. Mas não há mesmo? Porque você pode enganar o mundo inteirinho, usar as melhores máscaras, mas à Deus ninguém engana.
A criatura está sempre rodeada de testemunhas espirituais. Portanto, terá como companhia aqueles que estão em afinidade com seus atos. Se fazes o certo terás a companhia de espíritos nobres, se fazes o errado terás como companhia os espíritos inferiores. E a escolha mais uma vez é sempre nossa.
É neste sentido que a Doutrina Espírita convida todos os encarnados para melhorarem seus sentimentos, no sentido de que as companhias do mundo espiritual possam se modificar para melhor. Somente somos atraídos para os nossos semelhantes, e somente atraímos o que vibramos por dentro. NÃO PODEMOS ESCONDER O QUE SOMOS. Os nossos pensamentos falam em linguagem muda para os encarnados, mas totalmente audíveis para os desencarnados.
Aquele que por falta de caráter faz coisas erradas às escondidas é mais sujo do que aquele que faz à olhos vistos e suporta todos os dedos apontados para seu erro. Quem permanece no erro vestindo a túnica da santidade engana-se a si próprio, pois Jesus já nos ensinou que não se pode servir à dois deuses.
Quem deseja encobrir a verdade e esconder os seus fatos inferiores, está enganando a si mesmo e, muito pior, querendo enganar Deus. Nada fica em segredo com a natureza; tudo vem à tona, na expressão de luz, pelas leis de Deus. Tudo o que fazemos ou pensamos é gravado pela consciência, que depois o irradia em todas as direções do universo.
A Doutrina dos Espíritos tem a sabedoria que estende até onde se encontram Espíritos de todos os tipos, de todas as classes a propagá-la. Quando descobrimos essas verdades, passamos a melhorar a nós mesmos, sem cogitar dos malfeitos alheios, e a vida passa a nos interessar onde a esperança alimenta a alegria de viver. Com Jesus, nós começamos a nos interessar somente pelo bem da humanidade, e, se nós somos parte dela, certamente que esse bem nos atingirá.

💬"Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando."
#Epícuro

#OEvangelhoSegundoOEspiritismo (A Afabilidade e a Doçura)
"O mundo está cheio de pessoas que trazem o sorriso nos lábios e o veneno no coração; que são doces, contanto que ninguém as moleste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, doirada quando falam face a face, se transforma em dardo venenoso, quando falam por trás.
Não basta que os lábios destilem leite e mel, pois se o coração nada tem com isso, trata-se de hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas, jamais se desmente. É o mesmo para o mundo ou na intimidade, e sabe que se podem enganar os homens pelas aparências, não podem enganar a Deus."

Instagram: @espiritacg