Blogs

Elen Alarça - @elensouzaalarca

Olá pessoal, me chamo Elen Alarça. Sou mineira mas atualmente moro São Paulo. Sou formada em jornalismo e pós graduada em Marketing e Gestão. Trabalho para a TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova, emissoras da Fundação Espírita André Luiz, onde atuo na área de gestão e também apresento o programa Boletim Espírita. Sou frequentadora do Centro Espírita Casa do Caminho onde sou aluna do curso de doutrina. Aqui vou compartilhar com vocês vários textos com ênfase espírita para juntos refletirmos.

‹ VEJA TODOS OS POSTS
15/12/2018 às 00h05

Ao Mestre com carinho

Facebook Compartilhar

Hoje tocada por uma nostalgia, lembrei-me de um filme que assisti ainda na infância junto com meu pai. Deitados em um colchão na sala, acompanhava o brilhante Sidney Poitier  interpretando o professor Mark Thackeray em “Ao mestre com carinho”.

A trama apresenta os desafios de Mark ao começar lecionar em uma  escola barra pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Não vou dar mais  spoiler, pois vale a pena assistir….e tente não chorar se conseguir.


Mas o que isso tem a ver com a doutrina espírita? Na verdade diretamente nada. Trata-se apenas de uma obra de ficção, mas tal recordação me fez pensar em nosso verdadeiro mestre e educador que tanto tem a ensinar. Estou me referindo ao mestre Jesus.


Um educador incomparável, que veio entre nós para exemplificar as leis de Deus e para que possamos compreender e aprender a evoluir conscientemente em busca de uma boa conduta moral.


E apesar de ser um espírito em maior evolução, sofreu na carne as dores físicas assim como nós. Uma das passagens da Bíblia que  me comove é quando Jesus está no Getsêmani. Ciente do que iria lhe acontecer naquela noite, orou a Deus:


“Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. ( Matheus 26-39)


Sempre quando leio essa passagem me vem uma vontade de abraçar Jesus. Vocês não ficam tristes ao imaginar o que ele sentiu naquele momento? Mas vejam que mesmo diante de tamanha dor, foi ali que Jesus nos mostrou algo simplesmente grandioso: a fé inabalável em Deus e a confiança Nele. O mais lindo ato de amor. Confiar em Deus é crer que independente da situação, a Sua vontade é sempre a melhor. Pois Deus é soberanamente justo e bom.


Allan Kardec, em  O Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XV, item 3, faz a seguinte afirmação sobre Jesus: “Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.”


Em O Livros dos Espíritos, na questão 625 encontramos o seguinte comentário de Kardec“(...) Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. (...) e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor (...)”.


Para finalizar, dedico ao Mestre com muito carinho minha gratidão. Que possamos concluir nossa jornada terrena pautados em seus ensinamento e que tenhamos muita fé diante das provas e expiações que porventura tivermos que passar.