Blogs e Colunas

Tipos de Dívidas - Resumo Teórico

27 de Abril de 2019 às 06h30

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

1⃣ Débito Agravado:se deve a nossa entrega às paixões inferiores diante situações que deveríamos resistir com resignação e coragem. Acontece quando reincidimos nos mesmos erros que comprometemos a superar durante a atual encarnação. É chamada de agravada pois novos débitos foram adquiridos em cima dos que já existiam anteriormente. Geralmente, tornam-se expiações dolorosas na vida futura (material e espiritual). 2️⃣ Débito Estacionário: geralmente acomete Espíritos que erram sucessivamente em existências, sendo esses erros causados diretamente por ele, como causa de sofrimento e até morte de varias pessoas. Devido ao endurecimento do coração, o não arrependimento devido ao orgulho, a Espiritualidade usa esse recurso como se fosse um exílio na carne para esse Espírito,assim reencarnado, tem a oportunidade de refletir acerca dos seus erros. Geralmente reencarnam em corpos disformes e doentes. Isso também é usado em benefício da comunidade de Espíritos vítimas dele, para que possam dar a continuidade de seus afazeres, sem sentir a sua presença conturbada na Terra.


3️⃣ Débito Interrompido: é lançado quando, em meio a uma situação de regaste, esse se interrompe por evolução mais danosa para os envolvidos. O débito é interrompido, sendo futuramente continuado. Pode torna-se agravado mediante as causas e razões que o fez interromper.


4️⃣ Débito Aliviado: alcança espíritos que, em expiações penosas aqui na Terra devidas às colheitas do passado, procuram vencer às tribulações com otimismo e coragem, exercendo a lei de amor e caridade na maior pureza. É o verdadeiro exemplo de pessoa de bem. Dessa forma, atrai simpatia de encarnados e desencarnados que o cercam de amor e compaixão, fazendo o Espírito tenha suas dores e fardos aliviados para a continuação dos seus trabalhos que poderiam ser prejudicados devido à expiação programada.

5⃣ Débito Expirante: momento de auge para o Espírito que experimenta o clímax de suas provas e expiações. Geralmente está associado está associada a doenças graves que o óbito se torna certo. Esses espíritos se tornam exemplos de confiança em Deus, fé e resignação. Não lamentam e nem enchem àqueles que o cercam de angústias e sofrimentos. Frequentemente chamamos essas pessoas de “completista”, ou seja, aquele que foi até o fim e consegue vencer, completar sua missão. A espiritualidade usa isso em benefício do próprio Espírito para que tenha um desencarne leve e tranquilo.


6️⃣ Débito Coletivo: ocasião que uma comunidade de Espíritos com erros do passado semelhantes, se reúnem para passar pela mesma experiência de desencarne. A forma do desencarne é a mesma, mas o processo de passagem é diferente (quando mais apegado à matéria, mais o Espírito tem dificuldade em largar o corpo físico. Esse acontecimento também tem a finalidade de impulsionar o progresso da humanidade e burilar sentimentos nobres como compaixão, empatia, solidariedade, etc.

Anna Moreira/Cantinho Espírita