Blogs e Colunas

Como faço para tornar-me Espírita?

19 de Julho de 2018 às 17h40

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

Reposta: neste caso, usarei minha experiência pessoal como exemplo. Nós  conhecemos a Doutrina Espírita  por dois meios: pelo amor ou pela dor.


Algumas pessoas adentram  as casas espíritas  por curiosidade, por simpatizarem, vontade...mas muitas são  as que vão pelo sofrimento.


Meu pai era Espírita, então durante muito tempo já realizava o evangelho no lar "sozinha", pois morava longe dele. Ao chegar em Macapá para morar, fui com ele à casa espírita, onde comecei a fazer uma assistência espiritual,  após  os estudos doutrinários e assim, ao mesmo tempo, participando  das atividades que a Casa Espírita oferece, como por exemplo: bazar, evangelização...etc. 

Senti-me de fato Espírita, quando fui colocada em xeque diante algumas situações que deveria tomar uma decisão:  afinal sou Espírita  ou não?Exemplo: no meu casamento, batizado do meu filho (pois na Doutrina não tem rituais e não  posso trazer para dentro da casa espírita rituais de outras religiões...), em ter que assimilar os ensinamentos  doutrinários que iam contra algumas opiniões já formadas  por mim: aborto, suicídio,  homossexualidade...


Então, eu diria que tornar-se Espírita vai muito além  de frequentar  a Casa Espírita: tenho que fazer parte dela,  estudar a Doutrina e respeitá-la. Pois não  sou eu que devo esperar que a Doutrina  passe a mão  na minha cabeça,  mas sim que seus ensinamentos despertem em mim a reflexão para que minhas  condutas  mudem e eu possa me tornar uma pessoa mais reformada  e espiritualizada.


Conheço pessoas que se dizem Espíritas  há  anos e quando pergunto: que fazes na Casa Espírita? E elas dizem: ah, assisto palestras. Fico me questinando o porquê  de querermos receber  tanto  da Casa Espírita e não  doarmos um pouco de nós  ao outrem através do trabalho no bem,  em forma de gratidão pelo tanto que a Casa Espírita faz por nós. 


Fica a reflexão para aqueles que são  Espíritas ou têm  vontade de ser. 😘


Anna Moreira/Cantinho Espírita