Blogs e Colunas

Caridade - Amor em Movimento

26 de Junho de 2018 às 07h55

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

Muitos me perguntam: como realizar a caridade?


E muitos, até mesmo eu, estou nessa busca de entender o sentido profundo dessa máxima.


Caridade significa fazer o bem, ou seja, não está somente atrelado às coisas materiais.


Aliais, engana-se muito aquele que pensa que ela se resume à esmola dada e tantas vezes com tanta má vontade, com ânsia de se livrar daquele que pede.


É necessário ver além de uma singela ação. Para fazer caridade é necessário vontade e ação. Vontade em ser útil, ação de fazer o bem.


Muitos me perguntam: por onde começar? Digo, por sua volta. Ao seu redor sempre terá alguém precisando de ajuda. Seja para vestir-se, alimentar-se ou para simplesmente ouvir e ser ouvido acerca de suas dores. 


Mas veja bem: é necessário fazer com o coração. Tem que ter sentimento. Fazer para ser visto, reconhecido, bajulado, ou até mesmo forçar reconhecimento para quem recebe sua boa ação, é totalmente contrário à caridade, pois gera humilhação. 


E aí topamos com uma entrave: a caridade precisa ser divulgada? Precisa que outras pessoas tenham ciência do bem que rola por aí? A resposta é: depende. Pois a erva daninha da caridade chama-se ostentação. Se eu divulgo a caridade para aparecer, me autopromover , soa bem diferente, não é mesmo? Mas quando eu divulgo o bem na simples intenção de propagar uma notícia boa, que o objetivo seja alcançado por mais corações, soa bem mais diferente, não é? É necessário que tenhamos contato com notícias assim, pois renova nossa fé no futuro, e nos acorda para que nós também sejamos ativos em prol do outro.


Quando fazemos o bem, independente de crença, os primeiros beneficiados somos nós. Sentimos uma paz incrível que dinheiro no mundo, posição social nenhuma pode nos dar. Sentimos a aurora da felicidade, sentimos vibrar dentro de nós a centelha sagrada do amor. Atraímos para perto de nós uma gratidão imensa de espíritos encarnados e desencarnados. Não nós sentimos sozinhos jamais. Todos nós podemos fazer o bem. Dar, ouvir, acolher, amparar, dividir, fazer, estimar...orar. 


Sem amor eu nada seria. Fora da Caridade não há salvação. 


Anna Moreira - Cantinho Espírita