Blogs e Colunas

O suicida tem perdão?

01 de Maio de 2018 às 10h35

Anna Moreira - @cantinho_espirita

ver todas as postagens »

Já recebi essa pergunta diversas vezes nas lives e no direct: o suicida tem perdão?

E uma imagem vale por mil palavras não é mesmo? É claro que tem perdão. Fico até impressionada em ler que ouviram de espíritas que o suicida não é perdoado por Deus. O que seria um tremendo absurdo e algo totalmente contrário à Lei de Amor e Caridade.


É certo que é uma violação gravíssima às Leis divinas, só Deus tem o direito de tirar a vida. Nós temos um planejamento reencarnatório carinhosamente pensando e tão complexo, que é um atentado insano e impensado tirar a própria vida, pois que a vida continua!


Pois bem, todos nós sabemos o quanto é penoso a situação do espírito suicida no plano espiritual e claro que há casos e casos. Deus leva em consideração cada caso em particular. Porém o fato é que esse sofrimento, o padecimento, não vem de Deus. Deus não criou o mal, a dor, o sofrimento. Tudo isso advém de nossas escolhas. Então, Deus e a espiritualidade não vira às costas aos suicidas, eles que ,num complexo de culpa tremendo ,se fecham para a atuação da espiritualidade amiga, pois sabemos que podemos fugir de tudo e todos, menos da nossa consciência.

Quando o suicida supera essa fase, prontamente ele se torna apto a ser auxiliado, socorrido e encaminhado às colônias de tratamento. Foi o que aconteceu com André Luiz em Nosso lar e com o Espírito Camilo em Memórias de um suicida.

Dizer que o suicida não é perdoado, é crê na perpetuidade das penas. E nós sabemos que a Doutrina Espírita não acredita nisso. Nós não castigaríamos nossos filhos dessa forma, que dirá Deus que é amor? Deus é tal o pai da parábola do filho pródigo, que deixa sempre uma janela aberta ao arrependimento e à busca do equilíbrio através da reencarnação.

Deus não quer a morte do pecador! Mas que ele viva e se arrependa.