Blogs

Antonio Carlos Tarquínio

Mestre em filosofia pela PUC-SP e doutor pela mesma instituição. Articulista e comentarista de notícias do Jornal Nova Era na Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior, emissoras da Fundação Espírita André Luiz. Na Rádio Boa Nova é também apresentador e realizador do programa "Pensamento e vida". Possui vários artigos publicados em revistas especializadas em filosofia.

‹ VEJA TODOS OS POSTS
20/08/2018 às 16h10

A ciência da paz

Facebook Compartilhar

A doutrina dos espíritos é essencialmente filosófica, e os que com ela se envolvem sentem muito prazer em trocar ideias acerca de seus princípios libertadores.

Naquele dia, não foi diferente dos outros nesse particular. Saímos, como era habitual, com a confiança em Deus e no homem renovada após mais um dia de trabalho na casa de oração. A discussão daquela tarde havia sido em torno da necessidade de estabelecimento na vida cotidiana da prática efetiva da ciência da paz.

Como o núcleo religioso ficava um pouco distante de onde morávamos, vínhamos nós e os amigos que frequentavam conosco aquela oficina de pensamento e de socorro espiritual, dialogando, uma vez que tais assuntos percutiam fundo em nossas almas, dentro da viatura animadamente, até que aos poucos cada um descesse em lugar apropriado para retomar caminho para as suas residências.

Quando já na rua de casa, avistamos um caminhão estacionado dentro de nosso quintal, e enquanto nos aproximávamos, imaginávamos a razão daquele evento no mínimo estranho.

O vizinho da frente de nossa vivenda visivelmente embriagado perdera o controle do caminhão e, rompendo o muro que guardava nossa moradia, foi alojar-se dentro do nosso quintal...

Alguns moradores  presentes no local tomados pela ira  ameaçavam agredir o aguardenteiro que a esta altura já me inspirava compaixão ...  Ele tinha as mãos feridas...

Aquele homem, perceptivelmente alterado pelo consumo exagerado de álcool, estava ali para me ensinar a ciência da paz...